JBCS



17:20, sáb ago 16

Acesso Aberto/TP



Editorial


Raimundo Braz Filho e seus 90 anos: mestre da química de produtos naturais e inspiração para as futuras gerações

Jorge M. DavidI; Antonio E. Miller CrottiII; Ivo J. Curcino VieiraIII; Lucas S. AbreuIV

I. Editor da Química Nova - Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, 40170-280 Salvador - BA, Brasil
II. Editor Convidado da Química Nova - Departamento de Química, Universidade de São Paulo, 14040-901 Ribeirão Preto - SP, Brasil
III. Editor Convidado da Química Nova - Laboratório de Ciências Químicas, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 28013-602 Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil
IV. Editor Convidado da Química Nova - Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 24020-141 Niterói - RJ, Brasil


Professor Raimundo Braz Filho faz parte de um seleto grupo de químicos brasileiros que têm se destacado por suas contribuições à Química, especialmente na área de Produtos Naturais, sendo reconhecido como uma das maiores autoridades nessa área.

Nasceu em 19 de abril de 1935, em Pacatuba, um município da Grande Fortaleza, Ceará. De família humilde, Raimundo Braz Filho construiu uma trajetória inusitada. Antes de pensar em ser cientista, atuou como jogador de futebol profissional em três clubes do seu Estado natal: Ceará (bicampeão 1957/1958), Calouros do Ar e Gentilândia. Em 1962, diplomou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1965, iniciou a pós‑graduação em Química Orgânica na Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação do saudoso Professor Otto Richard Gottlieb. A pressão do regime militar da época obrigou cerca de 210 professores à renúncia, levando o grupo do Prof. Otto a dividir-se em dois, sendo um recebido pela UFMG e o outro pelo antigo NPPN no Rio de Janeiro. Em março de 1966, Braz deu continuidade ao seu doutorado em Química Orgânica, sob orientação do Prof. Otto, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e defendeu sua tese "Estudo Químico de Apuleia leiocarpa" em 1971, gerando seus dois primeiros artigos científicos de um total de mais de cinco centenas de manuscritos que viria a publicar ao longo de sua trajetória.1 No período de julho de 1967 a março de 1970, atendendo a um pedido do seu orientador, Braz assumiu a chefia do Laboratório de Química de Produtos Naturais do Instituto de Química da USP.2 Na UFRRJ, atuou fortemente como docente e orientador na área da Química de Produtos Naturais até recentemente. Em 1994, tornou-se professor da recém-criada Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), instituição de que foi reitor de 2003 a 2007.

Suas contribuições científicas em fitoquímica são amplas, principalmente na determinação estrutural de moléculas orgânicas naturais. Prof. Braz foi um dos pioneiros no Brasil a aplicar RMN e Espectrometria de Massas em pesquisas químicas, contribuindo significativamente a aplicação corriqueira dessas técnicas no país.

Tem uma destacada contribuição na orientação de alunos pósgraduados: orientou mais de 50 mestrandos e 16 teses de doutoramento, além de colaborar com a coorientação e desenvolvimento de projetos de teses de dezenas de colaboradores de diferentes universidades brasileiras.

O professor Braz é Professor Emérito da UENF e da UFRRJ, ganhador da Medalha Simão Mathias e Prêmio Otto R. Gottlieb da SBQ, Professor Honoris causa da UFC, UNIVASF e UFPB, comendador do Mérito Científico Nacional, membro da Academia Brasileira de Ciências, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e pesquisador sênior do CNPq. Em 2020, foi listado entre os cientistas mais influentes do mundo em um ranking da Universidade de Stanford.

Prof. Braz é uma figura inspiradora na comunidade científica, sendo admirado por sua dedicação à pesquisa e ao ensino, por seu comprometimento em promover o conhecimento científico no país e por defender a importância da ciência e educação para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Seu imenso e valioso legado inclui a paixão pela ciência, que sempre defendeu ser mais colaborativa e menos competitiva. Mesmo após sua aposentadoria, continua ativo na pesquisa, contribuindo com publicações e orientando jovens cientistas, consolidando seu legado como um educador e pesquisador exemplar. Prestes a completar 91 anos de idade, continua trabalhando diariamente na elucidação de moléculas orgânicas.

Nesse número especial de Química Nova, um tributo aos 90 anos do Professor Braz, pesquisadores, ex-orientandos, admiradores, parceiros e colegas de todas as regiões brasileiras contribuem com artigos científicos e revisões descrevendo o estado da arte da Química de Produtos Naturais e Química Orgânica no Brasil, como uma forma de registrar a admiração e deixar um registro do grande homem e cientista que é o Prof. Raimundo Braz Filho.

 

REFERÊNCIA

1. Braz-Filho, R.; Eyton, W. B.; Gottlieb, O. R.; Magalhães, M. T.; An. Acad. Bras. Ciênc. 1968, 40, 23.

2. Braz-Filho, R.; Cavalcante, G.; Gottlieb, O. R.; Phytochemistry 1970, 9, 673. [Crossref]

On-line version ISSN 1678-7064 Printed version ISSN 0100-4042
Química Nova
Publicações da Sociedade Brasileira de Química
Caixa Postal: 26037 05513-970 São Paulo - SP
Tel/Fax: +55.11.3032.2299/+55.11.3814.3602
Free access

GN1